→ Curiosidades Sobre ÁGUA-VIVA | Tudo Sobre Águas-Vivas 👻

Curiosidades sobre água-viva e suas características bem específicas

🌊 Com seus corpos sinuosos e translúcidos e cores inesperadas, as águas-vivas estão entre as criaturas mais misteriosas do oceano. A forma como vivem e se reproduzem tem processos únicos que não param de surpreender a comunidade científica e podem revolucionar a medicina no futuro. Neste artigo, descobrimos algumas coisas incríveis sobre as águas-vivas e revelamos algumas de suas características mais notáveis. Mergulhe no mundo fascinante deste animal e desvende as curiosidades sobre água-viva!

1. As águas-vivas existem há milhões de anos. Começamos listando as curiosidades sobre água-viva e as características das medusas, falando sobre sua idade. As águas-vivas habitam a Terra há milhões e milhões de anos, mais precisamente, há 600 milhões de anos. Os primeiros fósseis atribuídos a eles datam dos tempos primitivos. Hoje, a água-viva comum continua a despertar grande curiosidade entre os biólogos marinhos.

2. Seus corpos são compostos principalmente de água. O corpo de uma água-viva é composto de 95% de água. Estes animais pertencentes à família dos cnidários têm uma forma de sino, uma morfologia que lhes permite mover-se na água com as suas características contrações rítmicas. Devido à sua anatomia aquática, as águas-vivas possuem uma gama de propriedades (luminescência, capacidade de induzir urticária, etc.) que as tornam criaturas curiosas e fascinantes.

3. A boca também é o ânus. As águas-vivas são carnívoras e, como tal, possuem um sistema digestivo que lhes permite absorver e metabolizar suas presas. Embora não pareçam, eles têm uma boca, mas em um lugar muito inesperado: está na base de sua anatomia e é usada tanto para ingerir alimentos quanto para excretar fezes. Ou seja, essa cavidade funciona tanto como boca quanto como ânus. Além disso, a boca está diretamente ligada ao chamado “lúmen gástrico”, espaço onde ocorre a digestão. Este é um dos fatos pouco conhecidos sobre a água-viva.

4. As águas-vivas têm luz própria. A bioluminescência, ou a capacidade de alguns organismos vivos produzirem luz, é outra das curiosidades mais intrigantes sobre as águas-vivas. Você pode notar isso à noite no aquário ou na praia. Esses animais convertem energia química em energia luminosa para afastar predadores, atrair presas ou atrair parceiros em potencial. No caso das águas-vivas, essa reação de produzir luz própria pode ser simbiótica com algum tipo de bactéria ou ocorrer extracelularmente. Nossa, curiosidades sobre água-viva que eu jamais pensei que existisse!

5. Elas não têm cérebro ou sangue. Outra curiosidade sobre a água-viva é que os próprios animais não possuem cérebro. Seu corpo pode ser descrito de forma simples e direta como uma espécie de bolsa d’água móvel. Como mencionado anteriormente, as águas-vivas são compostas por 95% de água e seus corpos são compostos de um conjunto de tecidos muito diferente dos humanos.

De acordo com o Dr. Lucas Brotz, um conhecido pesquisador de cnidários da Universidade de British Columbia, a estrutura anatômica da água-viva consiste em duas camadas finas de tecido celular, com uma substância inerte semelhante à água entre as duas camadas de tecido celular. Sua pesquisa mostra que as mudanças no tamanho das águas-vivas e seus números estão diretamente relacionadas aos impactos humanos nos ambientes costeiros e marinhos [2]. E essa estatística não é trivial: mais de 600 milhões de anos, as águas-vivas sobreviveram a várias extinções em massa. Desvendar os segredos de sua aptidão nos permitirá prever futuras catástrofes ambientais.

 

curiosidades-sobre-água-viva

 

6. As águas-vivas queimam quando morrem. Você já pisou em uma água-viva encalhada? Elas não são fáceis de detectar. Seus corpos transparentes e pegajosos acabam enterrados na areia, tornando-os um perigo para os turistas que caminham ao longo da costa. Se você já acidentalmente pisou em uma, sabe que águas-vivas mortas ou tentáculos de águas-vivas ainda podem queimar, causando urticária, embora em menor grau do que quando estavam vivas.

As células que causam as queimaduras encontradas especialmente em águas-vivas e cnidários são chamadas de cnidários. Quando em contato com uma presa em potencial, eles usam uma série de filamentos farpados para injetar veneno. As mudanças de temperatura geralmente reativam essas células, portanto, se você for escaldado ou queimado por uma água-viva, lave a ferida com solução salina em temperatura ambiente.

7. Elas se reproduzem de várias maneiras. Outra peculiaridade das águas-vivas é que elas não têm uma forma única de se reproduzir. Esses animais são caracterizados por gerações alternadas de reprodução assexuada por meio de pólipos sésseis, por um lado, e reprodução sexual por meio de águas-vivas de vida livre, por outro. As águas-vivas são ovíparas, colocando centenas de ovos que eclodem entre os tentáculos da mãe. Quando eclodem, nascem larvas chamadas pápulas, que procuram locais adequados para se instalar e se tornar pólipos. A partir daqui, os animais se desenvolvem de maneira muito diferente, dependendo do tipo de água-viva.

8. Um dos animais mais assustadores do mundo é a água-viva. Uma das curiosidades mais intrigantes sobre as águas-vivas diz respeito a essa família de animais temíveis. A vespa marinha (Chironex fleckeri) é considerada a mais venenosa de todas as águas-vivas e um dos animais mais perigosos do mundo. É encontrada na Austrália e seu veneno é capaz de paralisar rapidamente suas presas e causar ferimentos graves, até mesmo fatais para humanos. Isso ocorre porque seu veneno contém centenas de toxinas.

9. Existe uma água-viva gigante, a chamada água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata) é reconhecida mundialmente como a maior água-viva do mundo, outro dos fatos mais surpreendentes sobre a água-viva. O corpo desta espécie pode ter quase 4 metros de diâmetro, com tentáculos de quase 40 metros de comprimento. Em suma, um animal imponente e inegavelmente deslumbrante.

10. A menor água-viva do mundo é uma das mais venenosas. Encerramos nossa lista com algumas características e curiosidades da medusa irukandji (Carukia barnesi). Sua estrutura corporal apresenta cerca de 35 mm de diâmetro e seus tentáculos possuem 1,2 cm de comprimento aproximadamente. Por isso, é considerada a menor água-viva do mundo. No entanto, apesar de seu pequeno tamanho, é a segunda água-viva mais venenosa do mundo e pode até ser fatal se não for tratada.

E aí, artigo bem legal, né?! Curiosidades e características desse animal incrível que vale a pena se aprofundar!

 

Você vai gostar de assistir também:

→ CACHORRO WHIPPET – Tudo Sobre Cachorro Whippet 🐶🎯

Estes Vídeos Estão Tendo Muitas Visualizações nas Últimas Horas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *