→ GRAVIDEZ e GATOS 🐱 Exclusivo para GESTANTES! [2023]

Gravidez e Gatos – Dicas importantes para gestantes!

🐱 Para quem tem animais de estimação em casa, a gravidez pode representar uma preocupação adicional: o animal sabe que vamos ter um bebê? Como “explicar” a chegada de um novo membro da família sem traumas ou ciúmes? Gravidez e gatos tem uma relação muito próxima, tanto por parte dos humanos quanto por parte dos animais.

De acordo com o veterinário Mauro Lantzman, 60 anos, especialista em medicina comportamental e bem-estar animal de São Paulo (SP), os animais percebem mudanças no cheiro do dono, mas não necessariamente entendem o que isso significa. “Por exemplo, eles definitivamente notarão uma mudança no cheiro, mas se eles sabem o que o cheiro significa é um mistério”, explicou.

Lantzman também disse que as mudanças no comportamento dos animais de estimação durante a gravidez são normais. “Gatos e cães percebem as mudanças que acontecem no espaço que habitam, seja como a casa está organizada ou no comportamento de seus donos, que pode afetar no comportamento dos bichinhos”, explicou. Por exemplo, eles podem começar a urinar pela casa – mesmo que eles já tenham se acostumado a urinar no espaço correto.

A gestação humana é um momento sublime e muito importante! No reino animal temos a gestação de gatos, gestação de cachorros e etc. A gestação de um gato por exemplo, pode trazer muitos gatinhos de uma só vez, cada espécie com as suas particularidades. Gatos e gravidez humana sempre foram muito próximos e existem muitos sentimentos envolvidos nesse processo!

Como contornar os efeitos das mudanças na relação gravidez e gatos?

Para mitigar os efeitos dessas mudanças, os veterinários recomendam que o dono fique mais próximo do seu animal de estimação desde o início da gestação para que ele se acostume com o novo cheiro. Gravidez e gatos podem conviver normalmente. “É fundamental que ele sinta o cheirinho da barriga da mulher e tenha a oportunidade de sentir o cheiro das roupas do bebê e do quartinho dele.”

A treinadora de cães australiana Mel, da Cooper and Kids, mãe de 3 filhos, disse que a percepção de gravidez de seu animal de estimação foi além dos hormônios. “Travei uma briga contra minha anormalidade pélvica durante toda a gravidez, que me causou dor durante alguns dias que não me deixaram andar direito. Também tive enjoos matinais graves durante minhas primeiras 17 semanas de gravidez.

As mudanças ao longo da gestação ajudam o animal a se preparar para a nova rotina, que inevitavelmente mudará com a chegada do bebê. “Gravidez e gatos começam a se entender”. Uma dica que Lantzman dá é que, após o nascimento, os animais podem se aproximar da criança, cheirá-la e se adaptar ao novo membro da família. Mas, claro, o primeiro contato merece todo respeito e cautela. “Quando você chegar em casa com seu bebê, não deixe seu gato ou cachorro se aproximar ou se pendurar nele. Pode ser muito perigoso. Queremos dar ao animal a escolha. Queremos construir bem ao longo do tempo essa conexão que tende a ser cada vez mais forte, sendo o mais rápido possível. Queremos incentivar interações calmas e fluidas, não forçar”, aconselha Meyer.

Pesquisas mostram que os animais ‘imitam’ o comportamento das crianças – Forte relação gravidez e gatos

Além disso, o veterinário explicou que é importante tentar manter uma rotina de brincadeiras, caminhadas e todo contato com o bichinho para que ele não se sinta excluído. “Afirmar que esses animais são muito ciumentos não é certo, mas eles podem sentir a falta e distância de seus donos, o que pode acontecer com a chegada do bebê”, explicou. Caminhadas moderadas, porque para as mulheres, o pós-parto e os meses seguintes são sempre muito cansativos”, aconselha o profissional.

 

gravidez_e_gatos

 

Vale lembrar também que os animais também podem ser grandes aliados em situações de gravidez e pós-parto emocionalmente instáveis. “Eu estava muito pra baixo e o Cooper estava sempre próximo de mim mostrando afeto. Além do meu marido, ele foi realmente a única pessoa que me animou durante esse período. Eu não poderia passar por esse período difícil da minha vida sem ele.”

 

Você vai gostar de assistir também: 

→ CACHORRO tem MEMÓRIA? MENTE Canina 🐶 [2023] Veja!!!

 

Estes Vídeos Estão Tendo Muitas Visualizações nas Últimas Horas...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *